A energia solar tem se tornado uma solução cada vez mais viável e popular para a geração de eletricidade sustentável e barata. Mais do que isso, ela também se apresenta como uma opção atrativa para investidores que buscam diversificar sua carteira, aliando rentabilidade e sustentabilidade.
Com a crescente demanda por energia limpa e a busca por alternativas econômicas e ecológicas, esse modelo se apresenta como uma solução eficaz e lucrativa. Neste post vamos destacar as vantagens de investir em usinas para autoconsumo remoto de 75kW.
Entenda por que esse formato tem atraído tanto os investidores!
Por que investir em usinas de 75 kW?
Antes de tudo, essas usinas se enquadram no grupo B (microgeração), destinado a consumidores residenciais e pequenos comércios. Isso significa que não há necessidade de construção de subestações caras, reduzindo significativamente os custos para a construção.
Capazes de gerar energia suficiente para múltiplas propriedades ou até mesmo para ser alugada a pequenas empresas (como padarias e mercados). Assim essas usinas oferecem uma flexibilidade que atrai diversos perfis de investidores.
Através do autoconsumo remoto, uma modalidade da geração distribuída, é possível que a energia gerada em uma localidade seja usada para abater o consumo de outra propriedade. Desde que dentro da mesma área de concessão. Dessa forma é possível “alugar” a energia a outros consumidores.
Por fim, os projetos de microgeração, como as usinas de 75 kW, possuem um processo de desenvolvimento e homologação mais ágil, similar aos projetos residenciais. Isso facilita e acelera a implantação e início da geração de energia.
Etapas da construção de usinas de 75 kW
Escolha do local: geralmente, opta-se por espaços no solo para instalar as usinas, aproveitando ao máximo a incidência solar. Sendo necessário um espaço de aproximadamente 600 metros quadrados, para sua construção. Mas, também é possível construí-las em telhados.
Aquisição de equipamentos: Os equipamentos utilizados nesses projetos são os mesmos para as usinas projetadas para abastecer apenas uma casa, como os paineis solares e inversores.
Instalação e homologação: é importante atender às exigências do processo de montagem e adequação da usina às normas regulatórias, seguido pela homologação junto à distribuidora de energia. Quando se contrata uma empresa, como o Grupo SV, o dono da usina (investidor) não precisa se incomodar com nenhuma burocracia, nem mesmo com a busca dos clientes para a usina.
Retorno sobre o investimento
Investir em uma usina solar de 75 kW pode proporcionar um lucro bruto anual de até R$ 80 mil, com base nos projetos instalados pelo Grupo SV até o momento. O retorno do investimento geralmente ocorre entre 3 a 5 anos, dependendo de fatores como a localização geográfica e os custos de instalação. Com uma vida útil de até 30 anos, esses sistemas oferecem uma perspectiva de lucro consistente e duradoura.
Grupo SV: um parceiro para o sucesso
O Grupo SV, com sede em Santa Catarina, oferece suporte integral para a implantação de usinas solares, desde a elaboração do projeto até a comercialização da energia. Através da SV Agro, especializada em usinas de solo, o grupo garante um atendimento completo e personalizado, ajudando investidores a maximizar seus ganhos e contribuir para a expansão da energia limpa no Brasil.