Entre os principais meios de geração de energia no Brasil e no mundo, a solar fotovoltaica ganha cada vez mais evidência.
Há uma década, pouco se falava em novas fontes e diversificação das matrizes. Mas, com o consumo de energia crescendo de forma acelerada e a sustentabilidade pautando muitos negócios, esse formato despontou como um dos mais promissores.
Mais do que uma opção de economia e autossuficiência, a energia solar também tornou-se uma opção de negócio para muitos empreendedores.
O que está tornando comum, também, a instalação de centenas de placas em grandes espaços. Dessa forma gerando energia não apenas para o consumo próprio, mas para “vender” a outros usuários. Um desses modelos é conhecido como fazenda solar.
Já ouviu falar nessa modalidade de geração, mas não sabe como ela funciona? Então fique neste post que nós lhe explicamos.
O que é uma fazenda solar
Fazenda solar é um tipo de geração de energia solar fotovoltaica um pouco maior do que os sistemas que se vê com mais frequência nos telhados.
Esse tipo de projeto se enquadra na modalidade de minigeração (até 3MW), no segmento de Geração Distribuída. As fazendas solares recebem esse nome porque ocupam grandes áreas de terra e são estruturas construídas no solo, geralmente em campos e áreas rurais.
Não há um número mínimo de painéis solares para compor esse tipo de projeto, mas eles sempre envolveram milhares de placas fotovoltaicas.
Como funciona uma fazenda solar
Fazendas solares são sistemas de geração de energia fotovoltaica que captam a luz do sol para transformá-la em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Assim como ocorre com a geração própria em residências e comércios menores (microgeração).
No entanto, a energia que essas usinas solares geram é distribuída, em forma de créditos, para diferentes consumidores residenciais e comerciais. Desde que atendidos pela mesma concessionária.
Os consumidores finais “alugam” parte da geração de energia gerada pelas fazendas solares. Na verdade, adquirem créditos energéticos que abatem parte da conta de luz mensal.
Vantagens das fazendas solares
As fazendas solares são uma opção para os consumidores que querem se beneficiar da economia gerada pela energia solar, mas não querem ou não podem investir na instalação de um sistema para a geração própria.
Através da Geração Compartilhada, é possível garantir economia na conta de energia, sem um investimento prévio.
Por outro lado, quem investe em energia solar garante, além de independência energética para abastecer a própria propriedade, uma fonte de renda estável, com pouquíssimo investimento após concluída. Depois de instalada, uma fazenda solar tem custos operacionais relativamente baixos em comparação com outras formas de geração de energia. A manutenção é mínima, principalmente limpeza dos painéis solares e inspeções regulares.
As fazendas solares podem ser instaladas em terrenos que não são adequados para agricultura ou desenvolvimento urbano, maximizando, ainda, o uso eficiente da terra.
Benefícios para o meio ambiente
As fazendas solares aproveitam a energia do sol, uma fonte inesgotável e limpa, o que significa que não emitem poluentes atmosféricos ou gases de efeito estufa durante a geração de eletricidade.
Ao substituir fontes de energia mais poluentes, como carvão, gás natural ou petróleo, as fazendas solares ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo assim para mitigar as mudanças climáticas.
Elas podem – e devem – ser construídas em áreas apenas de vegetação rasteira e que não servem para o cultivo. Dessa forma, não prejudicam o meio ambiente, como ocorre com outras fontes, que apesar de não gerarem gases poluentes, provocam grande interferência no ambiente de suas instalações.
Como montar uma fazenda solar
A instalação de uma fazenda solar é um investimento elevado e que necessita de uma consultoria especializada, capaz de guiar o investidor da melhor forma. Primeiramente é preciso analisar a viabilidade jurídica e financeira do projeto.
É necessário contar também com uma empresa capaz de estruturar e implantar o projeto, cuidar dos trâmites legais para colocar em operação e conseguir os clientes que comprarão os créditos de energia gerados.
O Grupo Solar Vale oferece atendimento para todas as etapas do projeto de instalação de sistemas solares. Quer saber mais sobre esse tipo de empreendimento? Entre em contato conosco.