Microrredes de geração solar: energia renovável e autossuficiência para o campo

Imagine um sistema de energia elétrica local, independente da rede convencional, capaz de gerar, armazenar e distribuir energia para uma comunidade, indústria ou propriedade rural.

Essa é a ideia por trás das microrredes, soluções inovadoras que podem combinar diversas fontes de energia (híbrida). Assim como também uma única fonte – como a  solar fotovoltaica -, para atender às necessidades energéticas de forma sustentável, confiável e econômica.

Quer saber mais sobre o funcionamento das microrredes e por que elas podem ser uma boa opção para a sua propriedade? Continue neste texto!

O que são microrredes?

As microrredes são, em essência, mini redes de energia elétrica locais que operam de forma independente ou conectadas à rede de distribuição. Isso porque elas funcionam como um sistema elétrico completo. Pois englobam a produção, fornecimento e o consumo de energia, tudo ligado entre si em uma matriz de produção.

As microrredes podem ser compostas por diversas fontes de geração de energia. Isso inclui a energia solar fotovoltaica e outras fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, biomassa, etc) ou não renováveis. Também contam com armazenamento, dispositivos de controle e cargas que podem fornecer energia de forma confiável a uma área limitada. Como, por exemplo, uma comunidade, uma instalação industrial, ou uma propriedade rural.

Como funcionam as microrredes com energia solar

Microrredes com energia solar utilizam painéis fotovoltaicos para gerar eletricidade a partir da luz solar. A operação básica dessas microrredes envolve:

Geração: os painéis solares captam a luz do sol e a converte em eletricidade de corrente contínua (CC);

Conversão: inversores transformam a eletricidade de corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA), que é o tipo de eletricidade usada na maioria dos aparelhos e sistemas elétricos;

Armazenamento: sistemas de armazenamento de energia, como baterias, amarzenam a eletricidade gerada durante o dia para uso durante a noite ou em períodos de baixa geração solar. Mas a energia gerada também pode ser enviada à rede elétrica e transformada em créditos de energia, no caso de haver essa conexão;

Distribuição e gestão: controladores inteligentes monitoram e gerenciam a produção e o consumo de energia, garantindo o atendimento da demanda de maneira eficiente e estável. Isso pode incluir o balanceamento da carga e a integração com a rede elétrica principal, se necessário.

Tecnologia: a produção e o consumo, assim como o monitoramento da carga de energia disponível é possível aos consumidores através de aplicativos em aparelhos móveis.

Vantagens das microrredes

De maneira geral, as microrredes impulsionam o crescimento do uso das energias limpas e renováveis como é o caso da solar fotovoltaica, que pode ser a principal ou única fonte de energia desse sistema.

Mas essas estruturas também garantem eficiência energética e confiabilidade, pela capacidade que esse sistema tem de operar isoladamente. Também observa-se nesses sistemas a minimização de perdas técnicas, dada a diminuição da distância que a energia precisa percorrer para chegar até as unidades consumidoras. 

Outro fator positivo é a versatilidade, visto que a microrrede pode ser expandida e personalizada de acordo com as necessidades da propriedade, integrando diferentes fontes de energia e tecnologias. Os sistemas também são modernos e possuem recursos avançados de segurança, como proteção contra raios e descargas elétricas, garantindo a tranquilidade dos consumidores.

Por que são uma boa opção para propriedades rurais

Propriedades rurais estão, geralmente, localizadas em áreas remotas, onde a conexão com a rede elétrica principal pode ser cara ou pouco confiável. Microrredes permitem que essas propriedades sejam autossuficientes em termos de energia. Dessa forma, a independência energética, é uma das principais vantagens.

Redução de custos: com o aumento dos preços da eletricidade e a diminuição dos custos dos sistemas solares e de armazenamento, as microrredes podem proporcionar uma fonte de energia mais econômica em longo prazo.

Sustentabilidade: utilizar energia solar contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promove o uso de energia renovável, alinhando-se com práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Resiliência e confiabilidade: microrredes podem continuar a operar independentemente da rede elétrica principal, oferecendo maior resiliência contra apagões e interrupções de serviço. Isso é crucial para as operações agrícolas que dependem de energia para a irrigação, conservação de alimentos, manutenção de aviários, produção leiteira, e outras atividades essenciais.

Flexibilidade e expansão: microrredes podem ser dimensionadas e configuradas de acordo com as necessidades específicas de uma propriedade rural, com a possibilidade de expandir a capacidade à medida que a demanda aumenta.

O futuro da energia no campo

As microrredes são soluções inteligentes para abastecer comunidades, indústrias e grandes propriedades rurais. Especialmente no campo, elas representam um importante propulsor para a modernização do agronegócio, promovendo a sustentabilidade, a eficiência energética e a competitividade do setor.

O Grupo SV conta agora com a SVAgro, empresa desenvolvida para se tornar referência no fornecimento de soluções energéticas inovadoras destinadas ao agronegócio brasileiro e para os demais países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Com o objetivo de ajudar a promover a sustentabilidade e a inovação no setor agrícola, oferece tecnologias fotovoltaicas personalizadas de acordo com a necessidade de cada produtor rural, entre elas a implantação de usinas de microrrede.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre essa solução!